Dois choques?

Me assusto. Me assusto e me perco em mim mesma.

Recentemente voltei ao país onde morei durante um ano anteriormente. Quando digo anteriormente refiro-me a dois anos atrás; não é muito tempo.

Fico surpresa e assustada, e muitos sentimentos se misturam em meu pensamento calmo e atravessado com o fato de eu sentir um segundo choque cultural. Simplesmente por que o conceito de choque cultural para minha limitada mente dúbia é proveniente de uma difícil adaptação em uma cultura diferente da sua. Quando me refiro à cultura, não me refiro a limites geográficos que definem cultura, e sim a limites puramente culturais.

Se eu já me integrei a esse modo de viver, se parte de mim já é parte dessa outra cultura, onde se encontra essa parte agora que volto a tomar banhos agachada, a comer gordurosas sopas, a falar duramente e sinceramente?

O modo adaptacional do ser humano seria assim tão grande que com a mesma facilidade que me adaptei quando aqui morava, me desadaptei quando daqui saí?

Ou será que nosso cérebro nos permite apenas um modo de viver, mesmo que compreendamos que outros existem e são aceitáveis? É assim tão diferente o entender do viver?

Me pergunto na verdade sem necessariamente quere encontrar respostas; Não. As perguntas me satisfazem mais.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: