Dois choques?

Me assusto. Me assusto e me perco em mim mesma.

Recentemente voltei ao país onde morei durante um ano anteriormente. Quando digo anteriormente refiro-me a dois anos atrás; não é muito tempo.

Fico surpresa e assustada, e muitos sentimentos se misturam em meu pensamento calmo e atravessado com o fato de eu sentir um segundo choque cultural. Simplesmente por que o conceito de choque cultural para minha limitada mente dúbia é proveniente de uma difícil adaptação em uma cultura diferente da sua. Quando me refiro à cultura, não me refiro a limites geográficos que definem cultura, e sim a limites puramente culturais.

Se eu já me integrei a esse modo de viver, se parte de mim já é parte dessa outra cultura, onde se encontra essa parte agora que volto a tomar banhos agachada, a comer gordurosas sopas, a falar duramente e sinceramente?

O modo adaptacional do ser humano seria assim tão grande que com a mesma facilidade que me adaptei quando aqui morava, me desadaptei quando daqui saí?

Ou será que nosso cérebro nos permite apenas um modo de viver, mesmo que compreendamos que outros existem e são aceitáveis? É assim tão diferente o entender do viver?

Me pergunto na verdade sem necessariamente quere encontrar respostas; Não. As perguntas me satisfazem mais.

Leave a Reply

