No meu peito, um ipê palpitante.

Uma paródia de Muriel Barbery – deliciosa leitura – me permite começar a pensar, ou melhor, organizar meus pensamentos .
Além disso, uma recente conversa me pôs de olhos a espreita para diferenças sutis, uma em particular.
Presa em minhas reflexões sobre o mundo, sinto-me ávida por uma mudança. Minha existência, de determinada forma, rodeia essa diferença que procuro no mundo, acredito ser proativa nessa construção social.
O que houve é que, de olhos abertos, percebi a diferença, a tímida diferença, entre sensibilizar-se e ter uma atitude revolucionária burguesa.
Talvez seja o mundo que nos peca mudanças tao rápidas, que não paramos para pensar no que há de excelência e que não precisa ser mudado, mas principalmente, não temos tempo para sensibilizar-nos.

Fala-se da fome, mas não sensibiliza-se como senhor na calcada que te olha com urgência de alimento.
Fala-se de desigualdade, mas não se percebe os marginalizados.

Paro então, e reflito sobre o porque sensibilizo-me eu entre muitos outros tao diferentes. Devagar, me ilumina o semblante a resposta. É que em meu peito, palpita um ipê; São as memórias de minha avó e seus poemas dessas belas árvores e suas amarelas estrelas… de minha mãe e seu olhar observador… Minhas memórias e minha vida me sensibilizam.
Procuro então os outros com outra postura, não os quero chocar e não os quero mudar. Pretendo apenas sensibilizar para sensibilizar. Iniciar um círculo, mesmo que não construído de uma ação concreta, ao menos de sentimentos que preparem o mundo para a nova forma que ele virá de ter: virá de ter.

Leave a Reply

