10 Formas de Mudar a Economia

1. Investimento de impacto

Investimentos de impacto são os investimentos feitos em empresas, organizações e fundos com a intenção de gerar impacto social e ambiental mensurável ao lado de um retorno financeiro.

Investidores de impacto procuram colocar ativamente  o capital em empresas e fundos que podem aproveitar o poder positivo da empresa.

Global Impact investment network  (rede de investimento Impacto Global) é uma organização sem fins lucrativos dedicada a aumentar a escala e efetividade de investimento de impacto.

2. Consumo Colaborativo

Uma nova classe de arranjos econômicos está surgindo na qual os participantes compartilham o acesso a produtos ou serviços, ao invés de ter a posse individual. Muitas vezes, este modelo é permitido pela tecnologia e comunidades online.

Em língua inglesa, há diversos exemplos, especialmente de transporte, e também o Craigslist e sites de informação de turismo. No Brasil, uma iniciativa que teve repercussão grande foi o Me Leva, que faz transporte de taxi de Guarulhos a Congonhas, aeroportos de São Paulo.

3.  Banco de Horas

Banco de horas é um meio de troca utilizado para organizar as pessoas e organizações em torno de um objetivo, onde o tempo é a moeda diretora.

Para cada ‘depósito’ de hora dos participantes em um banco de horas, eles são capazes de ‘retirar’ apoio equivalente no momento em que eles estão em necessidade. Em cada caso, o participante decide o que pode oferecer.

O tempo de todos é igual, então uma hora do meu tempo é igual a uma hora do seu tempo, independentemente de tudo o que nós escolhemos para trocar.

Veja mais aqui (em inglês).

[Li, mas já não tenho a fonte, sobre a experiência na Espanha com a crise recente, e sobre a eficácia do escambo de serviços]

4. Empresas de propriedade dos trabalhadores

Acabaram os dias em que os CEOs se sentavam no escritório de canto e os trabalhadores labutavam no chão. Nestas novas empresas, os trabalhadores são os proprietários e eles estão tomando decisões em conjunto, a participação nos lucros e perdas, e descobrir maneiras de sustentar ou ampliar seus negócios.

[As experiências de cooperativas no Brasil, e na Argentina com a crise (divinamente mostrado no filme The Take) são exemplos já antigos dessas organizações mais horizontais]

5.  Economia de presentes

Muito além de troca, se trata de um movimento Pay It Foward (pague para adiante/pague para frente).

Você recebe um serviço ou produto como um presente de alguém (muitas vezes anonimamente) e contribui com o que você pode oferecer para a próxima pessoa.

Um exemplo é o Karma Kitchen, onde sua refeição já está paga e sua gorjeta fornece a refeição para a próxima alma com fome, que está liderando o caminho com este modelo.

6.  Freecycling 

O lixo de uma pessoa é o tesouro de outra… Outra off-shoot da economia da dádiva, freecycling inclui tudo, desde troca de roupas, até troca de livros, e muito mais! Ao apurar que não precisamos de algo, e ao colocar nas mãos de quem poderia colocá-lo em bom uso, diminuímos a desordem, a acumulação e do consumismo, para grande impacto ambiental, estético e de justiça social.

[Recentemente vi um grupo do Facebook de Trans* que trocam roupas femininas e masculinas, é o mesmo princípio, a uma excelente oportunidade]

7. Moeda da Comunidade

Os grandes bancos parecem sempre precisar de socorro, e o dinheiro gasto em corporações sai da comunidade quase que instantaneamente. E se tivéssemos dinheiro local que serve a empresas locais, circula na comunidade, e comemora a singularidade dos lugares em que vivemos? Em vez de desaparecer em derivados de ficção, as pessoas estão gerando scripts que servem para fortalecer e elevar seus bairros e mantém o fluxo de riqueza em casa.

8. Felicidade Nacional Bruta

[Esse é bem conhecido!]

O pequeno e remoto reino himalaio do Butão foi quem primeiro inventou a ideia de usar a felicidade como uma medida de bom desenvolvimento. Eles desenvolveram a Felicidade Interna Bruta (FIB), que mede não só a produção econômica, mas também os impactos ambientais, o crescimento espiritual e cultural dos cidadãos, saúde mental e física e a força dos sistemas corporativos e políticos.

9. Pequeno é bonito

Cansado do isolamento, o anonimato e da falta de prestação de contas, as pessoas estão apoiando o movimento local e de pequeno porte: movendo o seu dinheiro para pequenos bancos cooperativos; freqüentando as empresas locais, e comprando alimentos em mercados de agricultores.

10.  Empreendedores Sociais

É claro, uma das formas de promover, apoiar e trabalhar em negócios. É uma maneira de fazer negócios com impacto social.

Veja mais nesse vídeo.

[É nesse ponto, o maior talvez, que eu discordo. É possível ser anticapitalista e fazer negócios no capitalismo? Eu acho possível, mas acho que é um modelo divergente daquilo que vem sido apresentado pro mundo como responsabilidade social, ele é, acima de tudo, transformativo. Todas as formas de fazer economia e um novo modelo de entender desenvolvimento e sucesso, um novo modelo de justiça é necessário para que o empreendimento social seja mais do que – muito mais do que – marketing. Explico em breve, espero, em um outro post. ]

Esse texto foi originalmente publicado aqui, no blog INOVATION FOR SOCIAL CHANGE, e tem como fonte  Shilpa Jain do www.yesworld.org.

Advertisements

4 comments

  1. Pingback: The Top 10 Ways People Are Changing the Economy | INNOVATION FOR SOCIAL CHANGE

  2. Pingback: The Top 10 Ways People Are Changing the Economy ‹ INNOVATION FOR SOCIAL CHANGE

  3. Pingback: The Top 10 Ways People Are Changing the Economy ‹ INNOVATION FOR SOCIAL CHANGE

  4. Pingback: The Top 10 Ways People Are Changing the Economy - INNOVATION FOR SOCIAL CHANGE

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: