Eu entendi o que é discriminação de gênero quando coloquei “Sr.” no meu currículo e consegui um emprego

No final dos anos 90 eu estava em uma fase interessante da minha carreira. Pela primeira vez na minha vida eu tinha qualificações suficientes, experiência e podia mostrar um registro de sucesso na trajetória de carreira que tinha escolhido. Era o trio perfeito para quem procura emprego. Também era verão e meu empregador estava me irritando com sua forma avarenta de ser, então, depois de três anos de grande esforço, decidi que um término e uma mudança de empregos seriam adequados. Demonstrando grande autoconfiança característica, larguei meu emprego (sem fechar portas) e me preparei para me inscrever para outros.

Eu tinha experiência em gestão de empresas técnica e em negócios de fornecimento. Eu também tinha experiências em vendas e engenharia, e havia comprovadamente me destacado ao atingir metas de vendas e lucro que recebi. Comecei a me inscrever para funções em que eu me flexibilizaria e daria um salto na carreira. Havia uma abundância de oportunidades ao redor, e eu geralmente carregava alguns currículos para entregar em qualquer lugar a qualquer momento. Eu era um cara experiente em um mundo de caras experientes; não seria difícil.

Em seguida começaram a vir as cartas de rejeição. Eu aceitava a rejeição – isso vem com os negócios – mas depois de alguns meses eu fiquei francamente confuso. Eu não tinha tido uma única entrevista. Ao invés de almejar ao alto, comecei a baixar minhas expectativas e a me inscrever para trabalhos onde não teria avanços na carreira. Então, eu tinha exatamente tudo o que os empregadores poderiam querer. Mas ainda assim, nenhuma entrevista no meu caminho, nem mesmo um telefonema.

A marca de quatro meses na espera começou a balançar minha confiança. As pessoas que me rejeitavam eram pessoas de negócios também. Como poderia o meu raciocínio de que eu era perfeito para estes trabalhos ser tão diferente do deles? Colocando minha cabeça para pensar a sério, retornei ao meu CV. Era o único contato que os meus potenciais empregadores ou as suas empresas de recrutamento tinha comigo. Meu CV era o denominador comum e se havia algo de errado deveria ser lá.

Eu tinha visto, felizmente, um número de currículos no meu tempo. Estava feliz com a minha escolha de estilo e layout, e a relação entre detalhes e brevidade. Estava particularmente satisfeito com a decisão que tomei de marcá-lo com o meu nome em um posicionamento ousado o suficiente para torná-lo instantaneamente reconhecível, e quando me sentei vasculhando cada detalhe do meu CV, uma verdade horrível lentamente raiou em mim. Meu nome.

Meu primeiro nome é Kim. Tecnicamente, é um nome de gênero neutro, mas minha experiência mostrou que a configuração padrão da maioria, na ausência de quaisquer outras pistas, das pessoas, é assumir Kim como nome de mulher. E nada mais no meu currículo me identificava como homem. No começo eu pensei que eu estava sendo um pouco paranóico, mas engenharia, vendas e gestão são todas indústrias dominadas por homens. Então eu imaginei todos os gestores que tive ao longo dos anos e, formando um amálgama deles em minha mente, eu li todo o documento como eu imaginava que eles leriam. Era como ser atingido na cabeça com um grande de teto de vidro inquebrável.

A minha escolha para o layout do CV com um posicionamento ousado do meu nome, na verdade, parecia gritar que eu era uma mulher. Eu poderia facilmente imaginar muitas das pessoas para quem eu tinha trabalhado descartando o documento sem sequer ler mais. No entanto, se a pessoa continuasse lendo, a próxima coisa vista (como a polidez demandava na época) foi uma breve informação pessoal, e que declarava que eu era casado com filhos. Eu tinha colocado isso em porque eu sabia que muitos empregadores iria vê-lo como demonstrador de estabilidade, mas quando eu vi aquilo pela visão distorcida dos homens de meia-idade que achavam que eu era uma mulher, eu pude ver que era apenas mais contundentes da minha causa. Duvido que muitos dos gerentes que eu tinha conhecido teria chegado à segunda página.

Eu fiz uma mudança naquele dia. Eu coloquei Mr. na frente do meu nome no meu CV. Parecia um pouco formal demais para o meu gosto, mas eu consegui uma entrevista para o próximo trabalho para o qual me candidatei. E para o próximo depois deste. Tudo aconteceu em uma quinzena, e o segundo trabalho significava um aumento substancial na responsabilidade em relação a tudo o que eu tinha feito antes. No final, eu venci uma curta lista bastante competitiva e gozei do trabalho por alguns anos, engrandecendo ainda mais a minha carreira.

Onde eu havia trabalhado anteriormente havia uma gerente mulher. Ela era a única de cerca de uma dúzia no meu nível, e não havia nenhuma no próximo nível. Ela fez seu caminho dentro da empresa ao longo de muitos anos e era muito boa em seu trabalho. Ela era o exemplo usado para mostrar a todos que aquilo poderia ser feito, mas que a maioria das mulheres simplesmente não queriam. É constrangedor pensar que uma vez eu acreditei nisso. É ainda mais incrível pensar que muitas pessoas ainda o fazem.

A versão original foi publicada no blog do Kim O’Grady’s, e acessada em sua republicação autorizada em http://qz.com/103453/i-understood-gender-discrimination-after-i-added-mr-to-my-resume-and-landed-a-job/

 

Leave a Reply

