Planeta Fome e as violências do desconhecer

Eu gosto de futebol.

Apesar de achar que sim, é uma indústria de lavagem de dinheiro, que reproduz uma série de valor que desgosto, eu gosto. Gosto, mas não entendo tanto. Não fui educada para tanto, tampouco. Mas fui educada para torcer pro Atlético Mineiro. E me orgulho disso, é bom dizer.

Dado todo esse contexto, eu acompanho, com mais ou menos vigor, o blog Impedimento. Que fala muito bem sobre, entre outras coisas, futebol. Digo entre outras coisas por que, apesar de ser sobre futebol, seus textos me parecem tão mais amplos, e muito muito, sempre muito, interessantes.

Tempos atrás me deparei com a seguinte introdução:

Reza a lenda que uma esquálida e mal vestida Elza Soares fez sua estreia musical em um programa de calouros comandado por Ary Barroso. O politicamente correto ainda não existia e o apresentador de rádio decidiu tirar sarro da jovem. “De que planeta você veio?”, perguntou o compositor de Aquarela do Brasil. “Do planeta Fome”, respondeu a jovem, quebrando as pernas do folgado.

O texto continua, aí já tratando, não de Elza Soares, mas da vitória do São Paulo sobre o Atlético MG.  Mas o que me prendeu foi a introdução. Tão sutil a violência, não é? E tão esperta a resposta.

Uma resposta que, todos os dias, está presa, que as vezes só pensamos depois, que não sai na hora certa. Uma violência que está, todo dia, solta. Solta nas palavras de quem se surpreende com você ser diferente das expectativas, ser à margem. Uma violência de quem te criminaliza e inferioriza por você estar em condição de desigualdade, condição que, por vezes, o próprio interlocutor cria e reproduz levianamente.

É triste o mundo injusto dos que falam sem pensar.

Leave a Reply

